Mix de Adaptógenos: Ashwagandha, Ginseng Siberiano e Rhodiola Rósea

Mix de Adaptógenos: Ashwagandha, Ginseng Siberiano e Rhodiola Rósea

CÓDIGO: 512

Plantas ou ervas adaptógenas permitem “adaptar” nosso corpo a lidar melhor com estresse, ou seja, AUMENTAM a capacidade do seu corpo lidar com o estresse, ao normalizar suas funções fisiológicas e modular a liberação de hormônios do estresse pelas glândulas supra-renais.

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Descrição

Detalhes

Esta formulação conta com um mix de ervas adaptógenas consagradas que ajudam a superar a chamada disfunção no eixo HPA (Hipotálamo-Hipófise-Adrenal), fadiga mitocondrial, estresse e a falta de concentração.

O estresse te consome?

Ninguém está imune ao stress de cada dia. Convivemos com ele desde os primórdios, fugindo de uma predador, ou na excitação de uma caça. Entretanto, nos tempos modernos - a sensação de estresse parece ser contínua, quase que 24 horas sob tensão.

Isso é preocupante quando seu corpo dá os primeiros sinais que a carga de estresse está alta: você sente que seu rendimento não é igual como antes, tem dificuldade para concentrar, além de ter uma sensação de cansaço infinita.

Indicações do Mix de Adaptógenos: Ashwagandha, Ginseng siberiano e Rhodiola rósea

• Períodos de excesso de estresse;
• Altos níveis de cortisol (hormônio do estresse);
• Quadros de inflamação crônica, neurodegeneração e disfunções metabólicas;
• Suporte à glândula adrenal.

O que são plantas adaptógenas?

Adaptógenos são plantas ou ervas que são projetadas para aumentar a capacidade do seu corpo de lidar com o estresse. Em outras palavras, os adaptógenos ajudam seu corpo a se “adaptar” a estressores externos que podem afetar sua saúde.

O conceito de usar adaptógenos para fins de saúde existe há milhares de anos na Índia, através da Ayurveda, que utiliza plantas, óleos e especiarias como vários métodos de tratamento.

Pesquisas sugerem que os adaptógenos são, de fato, muito bons em promover um sono reparador, aumentar a energia durante o dia e ajudar em coisas como desempenho atlético, recuperação e concentração no trabalho ou na escola.

Basicamente os adaptógenos equilibram processos fisiológicos e buscam a manutenção da homeostase.

Como agem os adaptógenos?

A principal maneira de ação dos adaptógenos é a interação no eixo HPA (Hipotálamo-Hipófise-Adrenal), que controla a liberação de muitos hormônios. Um desses hormônios é o cortisol, o chamado “hormônio do estresse” que também contribui para os sintomas associados ao envelhecimento e quando sua liberação está desregulada, acaba afetando a saúde através de quadros de inflamação crônica e dificuldade para dormir e fadiga exacerbada.

Níveis muito altos de cortisol, liberados de maneira frequente em seu corpo - promovem a resposta natural de “luta ou fuga”.

As pessoas que experimentam a resposta de luta ou fuga regularmente, muitas vezes ao dia, podem experimentar um estado de estresse constante, que pode pressionar as glândulas supra-renais, sobrecarregar o trato digestivo e causar vários problemas, como fadiga, ganho de peso, baixa libido e acne.

O que é o eixo HPA?

O eixo HPA ou eixo hipotálamo-hipófise-adrenal é um sistema complexo de vias neuroendócrinas e de recepção de ações, que funcionam para manter a homeostase fisiológica.

O desenvolvimento anormal do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA) pode resultar ainda em alterações de longo prazo na síntese de neuropeptídeos e neurotransmissores no sistema nervoso central, bem como na síntese de hormônios esteróides pela glândula adrenal e córtex.

Neurotransmissores são mensageiros químicos que levam informações a outras células. Já os hormônios esteróides são importantes para metabolização de carboidratos e redução da resposta inflamatória.

Quando este sistema está bagunçado, sua saúde fica prejudicada.

Adaptógenos utilizados Mix de Adaptógenos da Farmácia Sempre Viva:

Ashwagandha (Whitania somnifera) - o Ginseng Indiano

Ashwagandha (Whitania somnifera) também é conhecido como ginseng indiano. Há muitos anos vários estudos analisam seus efeitos sobre o cortisol, tolerância e respostas ao estresse.

Raízes da AshwagandhaRaízes da Ashwagandha - o Ginseng Indiano

Estudos em ratos provaram que a ashwagandha melhora o estresse oxidativo potencial nas células sanguíneas, além de prevenir úlceras gástricas relacionadas ao estresse, prevenir o aumento de peso das glândulas supra-renais (um sinal de estresse crônico), ajudar a estabilizar os níveis de cortisol e auxiliar na resistência ao estresse não específico comum com ervas adaptogênicas.

Em humanos, foi conduzido um estudo-duplo cego, randomizado e controlado (considerado o padrão ouro da pesquisa), que descobriu que a suplementação de Ashwagandha oferece segurança e eficácia à resistência de um indivíduo ao estresse, melhorando, assim, sua qualidade de vida.

A Ashwagandha utilizada pela Farmácia Sempre Viva é o KSM-66, que contém a melhor padronização do mercado - extrato padronizado contendo mais de 5% do principal marcador withanolides.

Ashwagandha tem um efeito positivo nos sistemas endócrino, nervoso, imunológico e cardiovascular, regulando seu metabolismo e ajudando você a relaxar, acalmando a forma como seu cérebro responde ao estresse. Ashwagandha oferece proteção para suas células como antioxidante e reduz o inchaço (uma reação anti-inflamatória).

Ginseng Siberiano (Eleutherococcus senticosus)

O Ginseng Siberiano alivia o estresse e a fadiga. Este adaptógeno ajuda a aumentar a função imunológica como um modulador imunológico.

Ele tem sido usado tradicionalmente para aumentar a energia vital, melhorar o sono e tratar dores lombares, bem como artrite reumatóide.

Ginseng Siberiano
Ginseng Siberiano (Eleutherococcus senticosus)

Em um estudo feito em humanos, os resultados da suplementação de 8 semanas com Ginseng Siberiano foram aumento da capacidade de resistência, elevação das funções cardiovasculares e alteração do metabolismo para poupar glicogênio em homens treinados recreativamente.

Rodiola (Rhodiola Rosea) - a raiz de ouro

A Rhodiola alivia os sintomas de fadiga, ansiedade e depressão. Estudos mostram que a rhodiola ajuda a melhorar o desempenho durante situações estressantes, como no trabalho ou durante a atividade física.

Estudos conduzidos com a Rodiola examinaram sua eficácia no tratamento tanto da fadiga física, como da fadiga mental.

Rhodiola rosea
Rhodiola rosea

A Rhodiola também demonstrou melhorar os sintomas de burnout, que podem ocorrer com estresse crônico. Um estudo envolveu 118 pessoas com esgotamento relacionado ao estresse e que fizeram uso da rhodiola diariamente por 12 semanas. Os participantes do estudo mostraram uma clara melhora em vários sintomas, como estresse e depressão, comumente associados ao esgotamento.

Grupos que com maior potencial de risco de problemas adrenais - alto nível de estresse:

• Pais recentes. A vinda de um bebê altera as rotinas estabelecidas e pode desencadear processos de stress por longos períodos. Mas atenção mães em lactação, não devem uso desta suplementação sem indicação médica;
• Estudantes universitários em período de provas;
• Diversas profissões que lidam sob pressão, como programadores de softwares, gerentes de operações, operadores de mercado financeiro, médicos, enfermeiros, dentre inúmeros outras.

Outros adaptógenos que podem completar seu tratamento.

Panax Ginseng

O ginseng, também conhecido como ginseng coreano ou asiático, ginseng vermelho ou Panax Ginseng é um adaptógeno bem conhecido.

Em humanos, o Panax ginseng demonstrou melhorar com sucesso os sentimentos de calma e alguns aspectos do desempenho da memória de trabalho em adultos jovens saudáveis.

Uma revisão de 2018 descobriu que o ginseng americano e asiático pode ser um tratamento viável para a fadiga em pessoas com doenças crônicas.

Os cientistas chegaram à conclusão de que “ possui propriedades anti-stress significativas e pode ser usado para o tratamento de distúrbios induzidos pelo estresse”.

Cúrcuma

A raiz de cúrcuma (Curcuma longa) é um conhecido tempero, mas cada vez mais essa raiz é reconhecida como um excelente remédio natural para reduzir a inflamação e aumentar a função cerebral. A curcumina é o ingrediente ativo da cúrcuma responsável por muitos de seus benefícios.

Alguns estudos sugerem que a cúrcuma pode ser eficaz na redução dos sintomas de depressão devido à maneira como a curcumina afeta a função de neurotransmissores.

A curcuma longa utilizada pela Farmácia Sempre Viva é padronizada com no mínimo 95% de curcuminóides.

Manjericão Santo

Também chamado de tulsi, ou holy basil, o manjericão santo é conhecido na Índia como um poderoso suplemento antienvelhecimento. Os benefícios do manjericão sagrado têm sido parte integrante da medicina ayurvédica para tratar um grande número de condições.

Pesquisas observaram seus efeitos imunomoduladores e anti-stress.

Uma razão pela qual o manjericão sagrado pode ser eficaz para melhorar a resposta ao estresse é a presença de três compostos fitoquímicos.

Os dois primeiros, os ocimumosídeos A e B, foram identificados como compostos antiestresse e podem diminuir a corticosterona sanguínea (outro hormônio do estresse) e criar alterações positivas no sistema neurotransmissor do cérebro.

O terceiro, 4-alil-1-O-beta-D-glucopironosil-2-hidroxibenzeno é capaz de diminuir os parâmetros de estresse em estudos de laboratório.

Posologia recomendada:

Tomar uma dose pela manhã, após o café da manhã.

Atenção à janela de uso: não utilizar após três meses consecutivos. Fazer nova avaliação terapêutica.

Não se trata de um tratamento contínuo.

Composição:

Ashwagandha (Whitania somnifera), extrato padronizado KSM-66: 150 mg
Ginseng siberiano (Eleutherococcus senticosus): 200 mg
Rhodiola rosea: 150 mg

Referências:

Sheng, J. A., Bales, N. J., Myers, S. A., Bautista, A. I., Roueinfar, M., Hale, T. M., & Handa, R. J. (2021). The Hypothalamic-Pituitary-Adrenal Axis: Development, Programming Actions of Hormones, and Maternal-Fetal Interactions. Frontiers in behavioral neuroscience, 14, 601939. https://doi.org/10.3389/fnbeh.2020.601939

Kuo, J., Chen, K. W., Cheng, I. S., Tsai, P. H., Lu, Y. J., & Lee, N. Y. (2010). The effect of eight weeks of supplementation with Eleutherococcus senticosus on endurance capacity and metabolism in human. The Chinese journal of physiology, 53(2), 105–111. https://doi.org/10.4077/cjp.2010.amk018

GOODMAN & GILMAN. As Bases Farmacológicas da Terapêutica.10. ed. Rio de Janeiro: Mc Graw Hill, p. 422- 424, 2003

Ishaque, S., Shamseer, L., Bukutu, C., & Vohra, S. (2012). Rhodiola rosea for physical and mental fatigue: a systematic review. BMC complementary and alternative medicine, 12, 70. https://doi.org/10.1186/1472-6882-12-70

Kasper, S., & Dienel, A. (2017). Multicenter, open-label, exploratory clinical trial with Rhodiola rosea extract in patients suffering from burnout symptoms. Neuropsychiatric disease and treatment, 13, 889–898. https://doi.org/10.2147/NDT.S120113

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