Maca Peruana

Maca Peruana

CÓDIGO: 384

Maca Peruana (Lepidium meyenii) é cultivada em altitudes elevadas na região dos Andes, no Peru. É tradicionalmente usado há séculos como fonte de alimento e como tônico geral de energia. Pesquisas científicas recentes apontam que pode ajudar na atividade sexual saudável e a fertilidade para os homens.

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Descrição

Detalhes

A Maca Peruana da Farmácia Sempre Viva tem padrão farmacêutico, isso quer dizer que é adquirida de fornecedores confiáveis, fiscalizados pela ANVISA, garantindo a pureza da maca peruana.

Indicações da Maca Peruana:

• Libido sexual, ou seja, afrodisíaco, energético;
• Aumenta a espermatogênese;
• Coadjuvante no tratamento da disfunção erétil;
• Auxilia nos sintomas da menopausa, tensão pré menstrual (TPM) e síndrome da fadiga crônica;
• Fortalecimento do sistema imune;
• A maca peruana é uma planta adaptógena, ou seja, restaura o equilíbrio homeostase do corpo e pode ser usada como alternativa aos esteróides anabolizantes, pois é rica em esteróis.

A Maca Peruana é usada tradicionalmente como afrodisíaco, energético, atuando no tratamento da anemia, na fertilidade, na impotência sexual, na perda da memória, nos problemas de menstruação, na tuberculose e na menopausa, além da síndrome da fadiga crônica. Recentemente os atletas estão encontrando na Maca uma alternativa excelente para substituir os anabolizantes.

Constituintes de Maca Peruana
A maca contém 10% de água, 59% de carboidratos, 10 a 14% de proteína, 8,5% de fibra dietética e 2,2% de gordura.

Composição Química: Esteróides; Compostos Fenólicos; Flavonóides; Taninos; Glicosídeos;
Saponinas; Aminas Secundárias Alifáticas; Aminas Terciárias; Alcalóides; Antocianidinas; Dextrinas; Glicosinolatos.

Uma porção de 7 gramas do pó de raiz de maca contém 20 calorias, 4 g de carboidratos, 1 g de proteína e 0 g de gordura.

A maca é rica em cálcio, potássio, ferro e iodo. Também contém cobre, manganês, zinco, vitamina C, riboflavina (vitamina B2) e tiamina (vitamina B1).

A maca contém 20 ácidos graxos diferentes (incluindo ácidos linolênico, palmítico e oleico) e 19 aminoácidos.

A maca têm altos níveis de colina (uma amina natural encontrada nos lipídios presentes na membrana celular e no neurotransmissor acetilcolina). A maca vermelha é rica em GABA (é o principal neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central dos mamíferos).

O principal composto ativo da maca é a alcalóide macaridina. Não foi encontrado em nenhuma outra planta.

A maca também contém macamidas, que são ácidos graxos exclusivos da maca. Os glucosinolatos são componentes ativos da maca e contribuem com um sabor amargo. A maca fresca possui 10 vezes os glicosinolatos de outros vegetais crucíferos.

A maca também contém polifenóis na dieta, que variam dependendo da cor da raiz.

A maca também contém um composto (MTCA), que inibe a monoamina oxidase (MAO - uma enzima que decompõe certos transmissores) e demonstrou a capacidade de alterar o DNA em estudos celulares.

A maca é um vegetal de raiz peruano rico em nutrientes e compostos ativos como macaridina, macamidas, glucosinolatos e MTCA.

Benefícios da suplementação de Maca Peruana
1) Função Sexual


Tomar maca por 12 semanas aumentou o desejo sexual em um estudo (DB-RCT) de 57 homens saudáveis.

Em um estudo com 20 homens e mulheres, tomar maca por 12 semanas melhorou a disfunção sexual induzida por antidepressivos e aumentou o desejo sexual. Esses efeitos foram mais fortes com 3 g de suplementação diária.

Em um estudo com 8 homens, o extrato de maca tomado por 2 semanas aumentou o desejo sexual.

O extrato de maca tomado por 12 semanas aumentou a função erétil e o bem-estar sexual em um estudo de 50 homens com disfunção erétil leve.

Em um estudo de 14 mulheres saudáveis na pós-menopausa, 6 semanas de suplementação de maca reduziram a disfunção sexual.

A maca aumentou a contagem, o volume e a qualidade de esperma em um estudo com 9 homens saudáveis.

2) Ansiedade e Depressão

Maca tomada por 6 semanas reduziu os sintomas de ansiedade e depressão em pequenos estudos de um total de 43 mulheres na pós-menopausa.

Em um estudo com 197 pessoas, 12 semanas de suplementação de maca melhoraram o humor, reduziram a fadiga e aumentaram a qualidade de vida relatada.

Em ratos, a maca reduziu comportamentos semelhantes à depressão.

3) Pressão sanguínea

O consumo de maca foi associado à pressão arterial baixa em um estudo observacional de 50 pessoas.

Em um estudo de 29 mulheres na pós-menopausa, 6 semanas de suplementação de maca reduziram a pressão arterial.

Estudos humanos adicionais com grupos maiores de pessoas serão necessários para investigar melhor os efeitos da maca na pressão sanguínea.

4) Saúde óssea

A maca ajudou a diminuir a dor e rigidez e melhora da função física em um estudo de 95 pacientes com osteoartrite.

Em um estudo piloto de 12 mulheres na menopausa, a maca peruana aumentou a densidade óssea ao longo de 4 meses.

A maca também evita a perda óssea devido a níveis reduzidos de estrogênio em estudo conduzido em ratos.

5) Menopausa

Maca reduziu os sintomas da menopausa (irritabilidade e desconforto devido às ondas de calor e sudorese noturna) em um estudo com 124 mulheres na pós-menopausa.

O extrato de maca peruana tomado por 2 meses reduziu o hormônio folículo estimulante e o hormônio luteinizante e aumentou o estrogênio e a progesterona em um estudo com 20 mulheres na pós-menopausa.

6) Inflamação e estresse oxidativo?

Em um estudo com 50 pessoas, aqueles que consumiram maca regularmente apresentaram níveis mais baixos de marcadores inflamatórios (IL-6) do que aqueles que não consumiram. Serão necessários ensaios humanos maiores para repetir essa observação e determinar o efeito da maca na inflamação.

A maca negra diminuiu os marcadores de estresse oxidativo em camundongos.

7) Açúcar no sangue

A maca negra reduziu a glicose no sangue em um estudo com 197 adultos. Este é um resultado inicial promissor, mas serão necessários mais estudos em humanos.

8) Desempenho do exercício

Em um estudo piloto de 8 ciclistas de resistência, 2 g de maca por 2 semanas melhoraram o desempenho do ciclismo. Novamente, estudos humanos maiores e mais poderosos serão necessários para repetir e confirmar esse benefício.

Posologia recomendada:

Tomar 1 ou 2 cápsulas até 3 vezes ao dia. Ou conforme orientação.
Recomenda-se tomar após refeição.

Composição:

Maca Peruana 500mg

Referências:

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