Tintura para Otimização do Sono 30ml Camomila + Mulungu
Esta tintura é ideal para ajudar a conter sua ansiedade, estimular o sono e ainda ajuda na digestão. Trata-se de uma combinação das ervas tradicionalmente utilizadas para melhora do sono: a Camomila e o Mulungu na forma de tintura vegetal.
- Descrição
- Modo de usar
- Composição
- Referências
- Advertências
Indicações da Tintura para Otimização do Sono: Camomila + Mulungu
• Dormir melhor;
• Melhorar a qualidade do sono;
• Diminuir a ansiedade, com efeito calmante;
• Auxílio natural na modulação de cortisol, serotonina e melatonina e, consequentemente, na melhora do sono.
O que é Tintura?
As tinturas são extratos concentrados com álcool e plantas medicinais, é uma solução líquida que permite que as ervas e suas propriedades sejam armazenadas.
A quantidade de álcool ingerida em cada dose é extremamente pequena, portanto não há riscos envolvidos em seu consumo. Confira mais informações na posologia.
Tintura vegetal é uma forma simples, eficiente e acessível que pode fazer a diferença para melhorar sua saúde.
Camomila (Matricaria Recutita)
A camomila é uma erva e suas flores são parecidas com margaridas. É consumida há séculos como remédio natural para diversos problemas de saúde com propriedades para melhora do sono e digestão.
Benefícios da Camomila:
Melhora a qualidade do sono
A camomila possui algumas propriedades únicas que podem beneficiar a qualidade do seu sono.
A camomila contém apigenina, um antioxidante que se liga a certos receptores em seu cérebro que podem promover sonolência e reduzir a insônia.
Em um estudo, mulheres no pós-parto que beberam chá de camomila por duas semanas relataram melhor qualidade de sono em comparação com um grupo que não bebeu chá de camomila. Eles também tiveram menos sintomas de depressão, que muitas vezes está associada a problemas de sono. Atenção grávidas: consulte seu médico!
Outro estudo descobriu que pessoas que consumiram de extrato de camomila duas vezes ao dia por 28 dias, tiveram menos despertares noturnos (cerca de menos 30%) e adormeceram 15 minutos mais rápido que aquelas que não consumiram o extrato.
Pode promover a saúde digestiva
Sabemos que ter uma digestão reflete na qualidade de sua saúde como um todo.
Há evidências científicas que a camomila pode ser eficaz na melhora da digestão, com redução do risco de algumas doenças gastrointestinais. Tradicionalmente o chá de camomila é utilizado como calmante para o estômago e é utilizado para tratar náuseas e má digestão.
Alguns estudos descobriram que o extrato de camomila tem o potencial de proteger contra diarréia em ratos. Isso é atribuído às suas propriedades anti inflamatórias.
Outro estudo em ratos descobriu que a camomila é útil na prevenção de úlceras estomacais, pois pode reduzir a acidez do estômago e inibir o crescimento de bactérias que contribuem para o desenvolvimento da úlcera.
Outros benefícios da Camomila: controle da glicemia no sangue, alta fonte de antioxidantes, propriedades anti inflamatórias e ajuda no controle das dores.
Mulungu (Erythrina Verna)
Mulungu é uma árvore ornamental e planta medicinal nativa do Brasil e da América do Sul. Os fitoterapeutas têm usado a casca e a raiz da árvore como remédio há milhares de anos em toda a América do Sul, particularmente é popular para diminuir a ansiedade e ajudar na melhoria da qualidade do sono.
Benefícios do Mulungu:
Ajuda para dormir melhor
Tradicionalmente o Mulungu é usado para tratar a insônia e promover padrões de sono saudáveis. É conhecido por ser um sedativo natural. Os compostos da erva ajudam a acalmar o sistema nervoso para encorajar um sono mais profundo e padrões regulares de sono.
Portanto, o Mulungu é um dos remédios naturais à base de ervas a considerar se você sofre de um distúrbio do sono.
Ajuda no alívio dos sintomas de ansiedade ou depressão
Estudos realizados em ratos mostraram resultados promissores na capacidade do Mulungu na redução dos efeitos de histeria, pânico, estresse e traumas.
Todas essas reações estão associadas a uma resposta do sistema nervoso central. O Mulungu tem um efeito supressor no sistema nervoso central, o que diminui essas respostas.
Normalmente estas respostas exacerbadas relativas ao sistema nervoso central estão relacionadas às pessoas que sofrem de depressão e ansiedade.
Os estudos mostram uma conexão clara entre o Mulungu e como ele afeta o cérebro de maneira semelhante aos remédios para ansiedade tradicionais, porém sem os efeitos colaterais.
Outro benefício do Mulungu: efeito analgésico.
Posologia:
Diluir 20 gotas em 100 ml de água e tomar 2x ao dia às 18 horas e às 21 horas.
Ou conforme recomendação nutricional / médica.
Dica da farmacêutica:
Caso queira eliminar o álcool por completo aqueça 100 ml de água e pingue as gotas da tintura. A água quente irá volatizar o álcool, ou seja, irá reduzí-lo a um gás, no entanto os compostos bioativos permanecerão na solução.
Composição:
TM Camomila 15ml
TM Mulungu 15ml
Partes iguais.
Referências
Srivastava, J. K., Shankar, E., & Gupta, S. (2010). Chamomile: A herbal medicine of the past with bright future. Molecular medicine reports, 3(6), 895–901. https://doi.org/10.3892/mmr.2010.377
Chang, S. M., & Chen, C. H. (2016). Effects of an intervention with drinking chamomile tea on sleep quality and depression in sleep disturbed postnatal women: a randomized controlled trial. Journal of advanced nursing, 72(2), 306–315. https://doi.org/10.1111/jan.12836
Zick, S. M., Wright, B. D., Sen, A., & Arnedt, J. T. (2011). Preliminary examination of the efficacy and safety of a standardized chamomile extract for chronic primary insomnia: a randomized placebo-controlled pilot study. BMC complementary and alternative medicine, 11, 78. https://doi.org/10.1186/1472-6882-11-78
Sebai, H., Jabri, M. A., Souli, A., Rtibi, K., Selmi, S., Tebourbi, O., El-Benna, J., & Sakly, M. (2014). Antidiarrheal and antioxidant activities of chamomile (Matricaria recutita L.) decoction extract in rats. Journal of ethnopharmacology, 152(2), 327–332. https://doi.org/10.1016/j.jep.2014.01.015
Gohar, A. A., & Zaki, A. A. (2014). Assessment of some Herbal Drugs for Prophylaxis of Peptic Ulcer. Iranian journal of pharmaceutical research : IJPR, 13(3), 1081–1086.
Vasconcelos, S. M., Macedo, D. S., de Melo, C. T., Paiva Monteiro, A., Rodrigues, A. C., Silveira, E. R., Cunha, G. M., Sousa, F. C., & Viana, G. S. (2004). Central activity of hydroalcoholic extracts from Erythrina velutina and Erythrina mulungu in mice. The Journal of pharmacy and pharmacology, 56(3), 389–393. https://doi.org/10.1211/0022357022746
Advertências:
1. Nunca compre medicamentos sem orientação de um profissional habilitado.
2. Imagens meramente ilustrativas.
3. Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
5. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
6.1. Manter em geladeira caso esteja indicado no rótulo.
7. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
8. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
9. Este medicamento não deve ser utilizado durante o período de amamentação sem orientação médica.
10. Medicamentos em cápsulas não podem ser partidos ou mastigados.
11. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipoglicêmicos sem orientação médica.
12. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipertensos sem orientação médica.
13. "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, UM MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO".
Venda mediante prescrição do profissional habilitado.
"Não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um especialista".
* A Farmácia Sempre Viva é uma farmácia de manipulação, logo, os produtos anunciados neste site serão produzidos sob encomenda e serão postados na transportadora em até 5 dias úteis após a confirmação do pagamento.
"O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário o direito à informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto" RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.
Caso tenha alguma dúvida, converse com a farmacêutica!