Cominho Negro / Nigella Sativa anti-inflamatório, obesidade e diabetes

Cominho Negro / Nigella Sativa anti-inflamatório, obesidade e diabetes

CÓDIGO: 459

Black Cumin, nome científico de Nigella Sativa, ou popularmente sementes de Cominho Negro e seu óleo são amplamente utilizados há milênios usadas como tempero ou como medicamento fitoterápico nas medicinas tradicionais e na Ayurveda (medicina tradicional indiana) para tratar uma variedade de doenças.

Disponível: Em estoque

R$47,90
ou 1x de R$47,90 sem juros
Frete e Prazo de Entrega:

*Campos Obrigatórios

Descrição

Detalhes

O princípio ativo da Nigella Sativa é a timoquinona, que apresenta efeitos benéficos em enzimas antioxidantes, anti-inflamatórias, imunorreguladoras, antimicrobiano, antitumoral, hepatoprotetor, com efeitos positivos na tratamento de doenças neurológicas, respiratória, cardiovasculares e infertilidade. Entretanto, seu grande destaque está relacionado ao controle e tratamento de inflamações, sobretudo as advindas da obesidade e síndrome metabólica.

Indicações da Semente de Cominho Negro / Black Cumin / Nigella Sativa / Black Aid®:

• Tratamento da Síndrome Metabólica e de todos problemas desencadeados por ela: hipertensão arterial, resistência à insulina, hiperinsulinemia, diabetes do tipo 2, obesidade e dislipidemia (nível elevado de gorduras);
• Melhora os parâmetros da diabetes tipo 2, perfil lipídico, obesidade e colesterol;
• Coadjuvante no tratamento da SOP (Síndrome do Ovário Policístico);
• Melhora na fertilidade masculina, com aumento na contagem de espermatozóides;
• Funções anti-inflamatórias, imunorreguladoras, anti-câncer e hepatoprotetor (veja as pesquisas científicas abaixo).

Benefícios do Black Aid® se comparado à outros óleos de semente de cominho negro:

O principal benefício do Black Aid® está na sua padronização, ou seja, a garantia de obter sempre a mesma dosagem do princípio ativo no produto. Trata-se de uma espécie rica em óleos voláteis, com ação medicinal. Contém substâncias como para-cimeno, ditimoquinona, timoquinona e alpha pineno com efeitos positivos na saúde humana.

Cominho Negro

Benefícios para a saúde do Cominho Preto / Black Cumin:

Existem muitos benefícios para o uso do óleo da Nigella Sativa (cominho preto).

A timoquinona derivada do Cominho Preto ativa a proteína quinase ativada por monofosfato de adenosina (AMPK ou MAPK). Trata-se de um dos principais processos fisiológicos, como hemostasia energética, metabolismo celular e reguladores de autofagia.

Nigella Sativa

Abaixo destacamos os principais benefícios da suplementação com Nigella Sativa, com as devidas citações das pesquisas científicas.

Óleo de Semente Preta

1. Ajuda na perda de peso, colesterol “ruim”, atua na obesidade, hipertensão e dislipidemias (alto nível de gorduras)

Estudos recentes demonstraram que a suplementação da Nigella Sativa apresenta ação sobre o diabetes, reduzindo a hiperglicemia. Além disso, atua na obesidade reduzindo o peso corporal e a circunferência da cintura. Auxilia ainda no controle da hipertensão reduzindo a pressão arterial sistólica e diastólica e atua na hiperlipidemia reduzindo os níveis plasmáticos de colesterol total, colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C) e triglicerídeos.

As alegações de perda de peso do óleo de semente preta realmente têm alguma ciência por trás delas. O Journal of Diabetes and Metabolic Disorders publicou um estudo revisando sistematicamente a literatura de plantas que têm propriedades anti-obesidade e descobriu que o óleo de semente de cominho preto estava entre os remédios naturais mais eficazes do planeta.

Outra revisão sistemática e meta-análise publicada em 2018 destaca os resultados de pelo menos 11 ensaios clínicos controlados por placebo que revelam a capacidade de um suplemento de semente preta para ajudar a reduzir o peso corporal.

A suplementação demonstrou diminuir o índice de massa corporal (IMC) e a circunferência da cintura. Também é importante notar que não houve efeitos colaterais graves da suplementação de sementes pretas relatados em nenhum dos estudos.

Outro estudo mediu a eficácia do cominho negro em humanos com hipertensão leve. Após oito semanas dessa suplementação, os pesquisadores descobriram que as pessoas que tomaram o suplemento de Nigella Sativa tiveram sua pressão arterial sistólica e diastólica diminuídas. Além disso, o suplemento de extrato de semente preta causou um “declínio significativo” no colesterol total e no colesterol LDL.

No geral, parece que o Cominho Negro pode ajudar a reduzir o colesterol, bem como o açúcar no sangue e a pressão arterial.

2. Tratamento natural para melhorar a Diabetes

Cominho Negro é rico em timoquinoma, um fitoquímico que apresenta efeitos positivos no controle de níveis de glicose no sangue. Alguns estudos sugerem que a timoquinona preserva as células beta do pâncreas que são responsáveis pela produção de insulina. Esta ação antioxidante protege as células pancreáticas de eventuais danos.

Em artigo publicado pelo Journal of Endocrinology and Metabolism, os pesquisadores destacam que o óleo de semente preta “causa regeneração parcial gradual das células beta pancreáticas, aumenta as concentrações de insulina sérica reduzidas e diminui a glicose sérica elevada”.

Nigella sativa é uma das poucas substâncias no planeta que é sugerida para ajudar a prevenir os diabetes tipo 1 e 2.

Na verdade, de acordo com o estudo, a semente de cominho preto melhora a tolerância à glicose com a mesma eficiência da metformina; porém sem os efeitos adversos significativos, com toxicidade muito baixa. Isso é enorme porque a metformina, um dos medicamentos para diabetes tipo 2 mais comumente prescritos, pode causar uma grande quantidade de efeitos colaterais, incluindo: inchaço, constipação / diarreia, rubor da pele, gases, azia, indigestão, dor de cabeça, gosto metálico na boca, dores musculares e dor no estômago.

Além disso, a timoquinona age reduzindo a resistência insulínica, aumentando a liberação de insulina pelo pâncreas e reduzindo o processo de glicação, o que resulta em menores níveis de hemoglobina glicada – responsáveis por ocasionar complicações crônicas.

3. Ajuda Tratamento da Síndrome do Ovário Policístico (SOP)

A síndrome dos ovários policísticos é uma doença caracterizada por anovulação, infertilidade e hiperandrogenismo, com manifestações clínicas de ciclos menstruais irregulares, hirsutismo e acne.

A SOP se caracteriza por múltiplos pequenos cistos foliculares localizados logo abaixo da superfície do ovário. Esses cistos são os folículos imaturos que não amadurecem para ovular devido ao desequilíbrio hormonal e que levam à infertilidade nessas mulheres.

Uma das queixas mais comuns de mulheres com síndrome dos ovários policísticos é a infertilidade, e elas também apresentam prevalência aumentada de fatores de risco cardiovascular semelhantes aos observados na síndrome metabólica (que, como a síndrome dos ovários policísticos, é caracterizada pela resistência à insulina).

A Nigella sativa, por ser um agente hipoglicêmico, melhora a sensibilidade à insulina e a hiperinsulinemia compensatória. Níveis elevados de insulina estimulam os ovários a produzir mais testosterona, o que por sua vez induz a formação de folículos císticos. Assim, a concentração sérica de andrógeno diminui nas mulheres nas quais as concentrações de insulina são reduzidas pelos agentes sensibilizadores de insulina, por esse motivo, o número de folículos císticos diminui significativamente.

Portanto, os ativos da Nigella sativa promovem melhora da resistência à insulina e da hiperinsulinemia compensatória na SOP, o que diminui os níveis séricos de testosterona e o número de folículos císticos.

4. Ajuda a combater o câncer

Graças a seus potentes fitoquímicos e capacidades antioxidantes, o óleo de semente preta demonstrou ajudar a tratar o câncer naturalmente. Cientistas croatas avaliaram a atividade antitumoral da timoquinona e da timoidroquinona usando um estudo de modelo animal e descobriram que esses dois fitoquímicos encontrados no óleo de semente preta resultaram em uma redução de 52% nas células tumorais.

A pesquisa in vitro nos últimos anos também revelou que a timoquinona, o componente bioativo mais abundante no óleo de semente preta, ajuda a induzir a apoptose (morte celular programada) em células de leucemia, células de câncer de mama e células tumorais cerebrais.

Além disso, pesquisadores do Sidney Kimmel Cancer Center da Jefferson Health descobriram que não apenas a semente negra pode matar as células cancerosas do pâncreas, mas também parece inibir o desenvolvimento do câncer pancreático. Essa capacidade preventiva do câncer é atribuída à timoquinona da semente preta e suas propriedades anti inflamatórias.

5. Promove a saúde do fígado

O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo. Quase todas as toxinas são processadas através do fígado, e a bile do fígado é a chave para digerir gorduras e manter sua mente e corpo felizes e saudáveis.

Para aqueles que têm lutado com problemas de função hepática devido a efeitos colaterais de medicamentos, consumo de álcool ou doenças, a Nigella Sativa pode acelerar muito o processo de cicatrização.

Em um estudo recente com modelo animal, os cientistas descobriram que o cominho negro beneficia a função do fígado e ajuda a prevenir danos e doenças.

6. Melhora a fertilidade

A Nigella Sativa pode melhorar a capacidade da fertilidade de forma natural.

Um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo avaliou se o cominho negro poderia ou não ajudar homens inférteis com espermatozóides anormais. O grupo controle foi suplementado com Nigella Sativa enquanto que o grupo controle recebeu placebo por 2 meses.

O que os pesquisadores descobriram? Os resultados revelaram que o grupo que foi suplementado com Nigella Sativa teve teve melhorias em sua contagem de esperma, bem como motilidade espermática e volume de sêmen.

Uma revisão sistemática publicada em 2015 no Journal of Herbal Medicine também analisou os efeitos das sementes pretas na infertilidade masculina. Os pesquisadores revisaram estudos que ocorreram entre 2000 e 2014 e, no geral, eles concluíram que a semente preta pode “influenciar positivamente os parâmetros do esperma, sêmen, células de Leydig, órgãos reprodutivos e hormônios sexuais”.

7. Trata infecções

Cominho negro pode exterminar superbactérias como o staphylococcus aureus. Esta bactéria é resistente ao antibiótico meticilina. Esta cepa bacteriana é chamada de MRSA e assola hospitais e lares de idosos em todo o mundo porque as infecções por estafilococos comuns estão se tornando resistentes aos antibióticos genéricos.

Um dos mais fortes benefícios do óleo de semente cominho preta é a exterminação das cepas do MRSA, sensível a Nigella Sativa, provando poder a desacelerar ou impedir que a MRSA espalhe descontroladamente.

Os compostos do óleo de semente preta também foram analisados ​​quanto às suas propriedades antifúngicas. Em um esforço para oferecer uma solução para o crescente problema de resistência aos antifúngicos que as pessoas têm com leveduras e bolores, um estudo recente foi conduzido com o objetivo de determinar se o óleo de semente de Nigella sativa poderia ajudar.

Posologia:

Tomar duas doses ao dia, após o café da manhã e almoço ou conforme recomendação nutricional ou médica.

Composição

Black Cumin 500 mg
Extrato de sementes de Cominho Negro (Black Cumin, Nigella Sativa) em cápsulas.

Referências:

Hamed, M. A., El-Rigal, N. S., & Ali, S. A. (2013). Effects of black seed oil on resolution of hepato-renal toxicity induced bybromobenzene in rats. European review for medical and pharmacological sciences, 17(5), 569–581. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23543440/

Kolahdooz, M., Nasri, S., Modarres, S. Z., Kianbakht, S., & Huseini, H. F. (2014). Effects of Nigella sativa L. seed oil on abnormal semen quality in infertile men: a randomized, double-blind, placebo-controlled clinical trial. Phytomedicine : international journal of phytotherapy and phytopharmacology, 21(6), 901–905. https://doi.org/10.1016/j.phymed.2014.02.006

Mahdavi, Reza & Heshmati, Javad. (2015). Effects of black seeds (Nigella sativa) on male infertility: A systematic review. Journal of Herbal Medicine. https://doi.org/10.1016/j.hermed.2015.03.002

Dehkordi, F. R., & Kamkhah, A. F. (2008). Antihypertensive effect of Nigella sativa seed extract in patients with mild hypertension. Fundamental & clinical pharmacology, 22(4), 447–452. https://doi.org/10.1111/j.1472-8206.2008.00607.x

Jakubowicz, D., Barnea, M., Wainstein, J., & Froy, O. (2013). Effects of caloric intake timing on insulin resistance and hyperandrogenism in lean women with polycystic ovary syndrome. Clinical science (London, England : 1979), 125(9), 423–432. https://doi.org/10.1042/CS20130071

Datau, E. A., Wardhana, Surachmanto, E. E., Pandelaki, K., Langi, J. A., & Fias (2010). Efficacy of Nigella sativa on serum free testosterone and metabolic disturbances in central obese male. Acta medica Indonesiana, 42(3), 130–134. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20724766/

Kaatabi, H., Bamosa, A. O., Lebda, F. M., Al Elq, A. H., & Al-Sultan, A. I. (2012). Favorable impact of Nigella sativa seeds on lipid profile in type 2 diabetic patients. Journal of family & community medicine, 19(3), 155–161. https://doi.org/10.4103/2230-8229.102311

Advertências:

1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
2. Imagens meramente ilustrativas.
3. Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
5. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
6.1. Manter em geladeira caso, estiver indicado no rótulo.
7. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
8. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
9. Este medicamento não deve ser utilizado durante o período de amamentação sem orientação médica.
10. Medicamentos em cápsulas não podem ser partidos ou mastigados.
11. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipoglicêmicos sem orientação médica.
12. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipertensos sem orientação médica.
13. "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, UM MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO".


Venda mediante prescrição do profissional habilitado.
"Não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um especialista".
* A Farmácia Sempre Viva é uma farmácia de manipulação, logo, os produtos anunciados neste site serão produzidos sob encomenda e serão postados na transportadora em até 5 dias úteis após a confirmação do pagamento.
"O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário à informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto" RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.


Caso tenha alguma dúvida, converse com a farmacêutica!

Informação Adicional

Informação Adicional

Desconto no valor à vista(%) Não

As informações contidas neste site não devem ser usadas para automedicação e não substituem em hipótese alguma a medicação prescrita pelo profissional da área médica.Somente o médico está em condições a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.Evite a automedicação: Informe-se com o farmacêutico. Maiores esclarecimentos,consultar o site: www.anvisa.gov.br. Medicamentos controlados somente com apresentação da receita na loja física.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS,O MÉDICODEVERÁ SER CONSULTADO.EVITE AUTOMEDICAÇÃO. NÃO SE TRATA DEPROPAGANDA,E SIM DE DESCRIÇÃO DO PRODUTO,CONSULTE SEMPRE UM ESPECIALISATA.Em caso de dúvidas,fale com o nossa farmacêutica ou faça-nos uma visita. Consulte nossas opções de Frete Grátis para todo o Brasil.