Além do Cacto Opuntia, o cacto utilizado para resolver a retenção hídrica, a fórmula da Sempre Viva ainda conta com:
O Hibiscus, flor asiática rica em vitaminas A e B1, é um potente antioxidante. Dentre os benefícios apresentados, podemos destacar propriedade de redução de medidas da região abdominal, leve efeito laxativo e diurético e combate à celulite. O Hibiscus ainda tem a propriedade de redução do colesterol ruim.
A Alcachofra apresenta como principal função a metabolização das gorduras consumidas na alimentação. Melhora as funções hepáticas, favorecendo assim a secreção de gordura pelo fígado, impedindo que as gorduras provenientes da alimentação sejam depositadas no tecido adiposo e vasos sanguíneos. Favorecendo assim não apenas a estética corporal, mas também favorecendo a circulação. Com a melhora da circulação, há a redução de inchaços, melhora da celulite e diminuição de risco de doenças cardíacas.
A Cavalinha é Originária da Europa tem ação diurética permitindo a eliminação de substâncias tóxicas e de líquidos acumulados no organismo (auxiliando no emagrecimento), anti-inflamatória e ação remineralizante que é atribuída ao silício que estimula a biossíntese de fibras colágenas e de elastina, preservando a elasticidade e tonicidade do tecido cutâneo.
O Chá Verde possui polifenóis chamado de catequinas, com múltiplas estruturas ligadas como anéis. Os Polifenóis são uma forma de bioflavonóides com vários grupos de fenol. Eles controlam as atividades do sabor e ações biológicas. A dominante e mais importante catequina do Chá verde é (-) Epigallocatechina Gallate (EGCG), um potente antioxidante utilizado na produção de alimentos, assim como em pesquisas com animais. Os grupos de fenóis capturam pró oxidantes e radicais livres. EGCG chega a ser 200 vezes mais poderoso do que a vitamina E em neutralizar os pro-oxidantes e radicais livres que atacam os lipídios no cérebro, in vivo. É 20 vezes mais potente que a vitamina E em reduzir a formação de peróxidos pelo método do oxigênio ativo, in vitro. O Chá verde extrato é usado primeiramente por sua capacidade de combater radicais livres,mas existem várias outras aplicações. Seu ingrediente chave (-) Epigallocatechina Gallate (EGCG), protege contra infecções digestivas e respiratórias.
A Centelha Asiática tem a propriedade de normalizar a produção de colágeno ao nível dos fibroblastos, promovendo o restabelecimento de uma trama colágena normal e flexível e consequente “desencarceramento” das células adiposas, permitindo a liberação da gordura localizada graças à possibilidade de penetração das enzimas lipolíticas. Promove a normalização das trocas metabólicas entre a corrente sanguínea e os adipócitos. Esta função é ainda auxiliada pela melhora da circulação venosa de retorno e pela diminuição da fragilidade capilar, que combate os processos degenerativos do tecido venoso. Também controla a fixação da prolina e alanina, elementos fundamentais na formação do colágeno. Sua ação sobre os edemas de origem venosa orientam o tratamento das celulites localizadas. Favorece o processo de cicatrização e age sobre fibroses de várias origens. Apresenta certa ação antiinflamatória. O asiaticosídeo tem ação antibiótica e age como cicatrizante de feridas na pele.